segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jesus é o Filho de Deus





Mt 16:13-17 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
14  E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.
15  Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16  E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17      E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porquenão foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Lc 1:30-32  Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus,
31  E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32  Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai,
Lc 4:41  E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.

O Verdadeiro Deus

João 17:3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiroe a Jesus Cristo, a quem enviaste.
1 Coríntios 8:6  todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; um  Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas,e nós por ele.

Anticristo nega a humanidade de Jesus

1 João 4:2  Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
1 João 4:3  e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual  ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.
2 João 1:7  Porque  muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

Jesus Se esvaziou da Sua divindade

Filipenses 2:5-10 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11       toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Vencendo a morte, Jesus é exaltado pelo Pai

João 17:5  E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Atos 2:36  Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
1 Pedro 3:22  o qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.
Efésios 4:5, 6  um  Senhor, uma só fé, um só batismo; 6  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.

Jesus é menor que o Pai e lhe é submisso

João 14:28  Ouvistes o que eu vos disse: vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.1 Coríntios 15:24-28  E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26  O último inimigo a ser destruído é a morte. 27  Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. 28  Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Deus é Deus e Pai de Jesus

Mateus 27:46  E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meuDeus meu, por que me desamparaste?
Marcos 15:34  E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meuDeus meu, por que me desamparaste?
Apocalipse 3:12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
João 20:17  Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Deus, no sentido de possuir autoridade, procuração para agir

Êxodo 4:16  Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Êxodo 7:1 ¶ Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.

Jesus e o Pai são duas pessoas

João 10:30  Eu e o Pai somos um.
Romanos 12:5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,

João 17:11  Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
João 17:21  a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17:22  Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejamum, como nós o somos;

João 12:45  E quem me  a mim vê aquele que me enviou.
João 14:9  Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me  a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Apocalipse 3:14  Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Colossenses 1:15  o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Hb 2:6  mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
7  Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.
8  Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas;
9  vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjospor causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles.
11  Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12  dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13  E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu.
14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo,
15  e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
16  Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17  Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
18  Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário