sábado, 13 de março de 2010

O Evangelho se revela

O Evangelho se revela não pela verdade que se diz, mas pela verdade que se vive
"(...) nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador (...). Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu".(Atos 16:16-18)
O Evangelho não é um mero assentamento de verdades, não é uma mera anuência de verdades Bíblicas. O Evangelho se revela pela libertação da escravidão do pecado. O Evangelho se revela na vida de uma pessoa não pela a verdade nos lábios, mas pela verdade na vida. O Evangelho se revela não pela verdade que se diz, mas pela verdade que se vive. É essa lição importantíssima que podemos tirar desse texto. No verso 17, que, enquanto Paulo pregava o Evangelho na cidade de Filipos, uma moça possessa de um demônio adivinhador começou a "ajudá-lo" na pregação do Evangelho fazendo a seguinte afirmação: "esses homens são servos do Deus altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação". Tem alguma coisa errada nesta frase? - "Esses homens Paulo, Silas, Lucas são servos do Deus altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação...". Há alguma heresia, algum ensino heterodoxo? Há alguma inverdade? Não! Tudo está correto. Absolutamente certo, absolutamente de acordo com a revelação de Deus.
Mas por que então Paulo foi tão intolerante, intransigente e radical na sua atitude em relação àquela moça? Paulo, rechaçou veementemente a ingerência, a intromissão daquela jovem na pregação do Evangelho. Por que? O que havia de errado? Era porque aquela moça era alguém que falava a verdade, mas a vida ainda estava debaixo das garras do pecado, e de satanás. Porque ser cristão não é ficar papagaiando verdades bíblicas que decoramos, ser cristão é viver uma vida coerente com as verdades que se afirma. Porque o verdadeiro cristianismo não se mede, nem se afirma, pelas verdades que proferimos, mas pelas verdades que vivemos. Porque o Evangelho não é um mero assentamento de verdades, também não é uma mera anuência de verdades bíblicas. O Evangelho se revela pela libertação da escravidão do pecado. Revela-se na vida do cristão, não pela a verdade nos lábios, mas pela verdade na vida; não pela verdade do discurso, mas pela verdade da prática...
Há muitos falsos profetas(pregadores), muitas falsas igrejas, muitos falsos irmãos, que estão dizendo tudo certo. Em suas palavras não se encontra nenhum erro, não há nenhuma heresia no que eles dizem, mas as suas vidas não condizem com a verdade que eles pregam. A verdade está nos lábios, mas suas vidas continuam retidas, presas, manietadas pelo pecado(incredulidade) e por satanás.
A maior tristeza diante do cristianismo de hoje, é a existência de um bocado de gente como essa mocinha. Gente que fala verdades, mas a vida é um opróbrio, uma vergonha... uma mentira. Gente cuja mentira da vida desfaz as verdades dos lábios. Estão como aquela moça possuídos por demônios. Satanás fala muitas verdades, para poder de alguma forma enganar, ele tem enganado todo o mundo. Apocalipse:12:9
Que Deus tenha misericórdia da Igreja chamada cristã. Onde as palavras falam mais alto do que os atos. Que Deus tenha misericórdia da Igreja chamada cristã onde a fé não é autenticada pelas obras. Que Deus tenha misericórdia do patrão crente que faz culto na sua empresa, mas não dá testemunho de Cristo aos seus empregados; Deus tenha misericórdia do empregado que diz para o patrão ser cristão, mas é relapso e preguiçoso dentro da empresa. Deus tenha misericórdia do jovem que canta louvores na igreja, mas que suja o nome de Cristo em seu namoro mundano e vulgar. Que Deus tenha misericórdia desse cristianismo que não passa de palavras, palavras, palavras, e nada mais que palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário