A
fórmula batismal: Todos,
seguramente, conhecem a ordem batismal dada por Yeshua (Jesus) aos Seus doze
apóstolos: “
Note que os triteístas, ou seja, os
trinitarianos de hoje, adoram mencionar este versículo porque lhes parece um
apoio importante ao dogma da trindade. Sabemos que esta doutrina teve sua
origem no concílio de Nicéia, no ano 325 e que foi tomando forma em concílios
posteriores.
A fórmula de Mateus: “em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo” passou a ter relevante importância, em função do
dogma que passou a ser defendido pela igreja romana.
Escritores ligados à história testificam
que, no princípio, os apóstolos somente batizavam “em nome de Yeshua (Jesus)”e
que a “fórmula trinitária” só foi adotada mais tarde. A nota de rodapé da
Bíblia de Jerusalém, pg. 1896 diz de Mateus 28:19:
“É
possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso
litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro
dos Atos fala em batizar em nome de Jesus cf. At 1,5 + 2,38. Mais
tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da
trindade...”.
Willston Walker, ex-professor de História
Eclesiástico na Universidade de Yale, E.U.A., escreveu:“Entre os primeiros discípulos o batismo era, em geral, feito
‘em o nome de Jesus Cristo’. Não menção ao batismo em o nome da
trindade no Novo Testamento, exceto no mandato atribuído a Cristo em Mateus
28.19. Esse texto é, no entanto, muito antigo. Nele fundamentam-se o Credo dos
Apóstolos e o costume registrado no Didaquê e em Justino. Os líderes
cristãos do século III continuaram a reconhcer a forma mais antiga e o batismo
em nome de Cristo era considerado válido, embora irregular, ao menos em Roma, a
partir da época do Bispo Estevão (254-257), com toda a certeza.”.
História da Igreja Cristã, Vol. 1, pág.
129 – Editora Aste.
Na verdade, a Palavra de Deus
confirma isto. Notemos que os batismos das águas, realizados na Kehilah
congregação) apóstólica, foram feitos mesmo “em nome do Senhor Jesus Cristo”.
Tevilah
(batismo) em nome do Senhor Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias)
Judeus que receberam a Yeshua - Três mil judeus, no dia de
pentecostes: “E disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para
perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo... De sorte que
foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e,
naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:38, 41)
Gentios posteriormente convertidos - Cornélio e seus
amigos: “Porventura, pode alguém
recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós,
receberam o Espírito Santo? 48 E ordenou que fossem batizados em
nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns
dias.” Versão R.A. (Atos 10:47, 48)
Os samaritanos: “Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente
haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos
8:16)
Saulo batizado pos Ananias: “E agora, por que te demoras? Levanta-te,
recebe o tevilah (tevilah (batismo)) e lava os teus pecados, invocando o nome
dele.” (Atos 22:16)
Os discípulos de João Batista: “Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao
povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, forambatizados em o nome do Senhor
Jesus.” (Atos 19:4,5)
Os coríntios: “Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou
fostes, porventura,batizados em nome de Paulo?” (1 Co.
1:13) “E é o que alguns têm sido,
mas haveis sido lavados, mas
haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do
Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:11)
Os romanos: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em
Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Rm. 6:3)
Os gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos
revestistes de Cristo.” (Gl. 3:27)
Os colossenses: “Sepultados com ele no tevilah (tevilah (batismo)), nele
também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” (Cl.
2:12)
Por
que os apóstolos invocaram o nome de Yeshua (Jesus) na tevilah (batismo)?
Os apóstolos, levados ao Monte das
Oliveiras após a ressurreição do Mestre, receberam instruções e entre estas a
da tevilah (batismo). Poucos dias depois, receberam o revestimento de Ruach
HaKodesh (o Espírito Santo). Cheios do poder, começaram a pregar e a batizar. E
aí, fizeram o tevilah (batismo)) em nome de Yeshua (Jesus). Erraram? De modo nenhum!
Estavam sendo guiados pelo Espírito Santo. Alguém se atreveria em dizer que o
Espírito Santo os guiou no erro? Os que recusam o tevilah (batismo) m nome de
Yeshua (Jesus), rejeitam o Espírito que operou neles.
Oraçoes. Em nome de quem devem ser feitas? “E tudo quanto pedirdes em meu nome,
eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 14:13)
“Se
pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14:14)
“Não
me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que
vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes
ao Pai ele vos conceda.” (Jo 15:16)
Curas, exorcismo: “E
estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão
demônios; falarão novas línguas.” (Mc
16:17)
“Esta, seguindo a Paulo e a
nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação,
são servos do Deus Altíssimo. 18 E isto fez ela por muitos dias. Mas
Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus
Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.” (Atos
16:17, 18)
Yeshua
é o único nome para salvação, perdão: “E em nenhum outro há
salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado
entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)“A este dão testemunho todos os profetas,
de que todos os que nele crêem receberão o perdão dospecados pelo seu nome.” (Atos
10:43) “Filhinhos, escrevo-vos
porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.” (1Jo
2:12)
Invocado
sobre nós: “Porventura,
não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?” (Tg 2:7)
Você já viu alguém usar somente a palavra
“Filho, ou em nome do Filho” para uma cura ou expelir um demônio? Por que
enfatizam e com autoridade o nome “Jesus Cristo”? Ora, se para isto é importante
invocar e pronunciar audivelmente o nome “Yeshua (Jesus)”, por que
não, para cancelar os pecados? Convenha conosco que pronunciar as palavras
“Pai, Filho e Espírito Santo” nenhum nome foi invocado ou pronunciado! E neste
caso, para o fim a que se propõe, valeu esta tevilah (batismo)?
Contra
o Espírito Santo. Alguns
“bem-intencionados” dizem que não têm nada a ver com os apóstolos, que eles
estão seguindo é Yeshua (Jesus) e não aos apóstolos! Outros, mais ousados
ainda, dizem que “os apostolos erraram!”.
Na verdade, estas acusações são
seríssimas. Os apóstolos não fizeram nada de si mesmos! Eles estavam sendo
dirigidos pelo Espírito Santo e foram confirmados pelo Senhor
Yeshua (Jesus): “Mas aquele Consolador, o
Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as
coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo.
14:26) “Mas, quando vier aquele
Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não
falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há
de vir.” (Jo. 16:13). E mais: “Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a
mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou.” (Lc
10:16)
Quem faz tais afirmações, na verdade está
se julgando mais espiritual que os santos apóstolos e discordando do
Espírito de D-us. Está condenando a Yeshua (Jesus), pois neste caso Yeshua
(Jesus) escolheu mal seus sucessores.
De Yeshua (Jesus) nós temos a ordem; dos
apóstolos, temos o exemplo, a execução, o modelo!
Pense bem: Em havendo duas fileiras, uma
dos apóstolos e dos que foram batizados em nome de Yeshua (Jesus) e outra, da
igreja romana e de sua tevilah (batismo) trinitária, em qual das duas você quer
estar?
Ordem é uma coisa e execução é outra! Por
exemplo, Yeshua (Jesus) nos instruiu a orar ao Pai “em meu nome”:
Como você executa isto? Termina uma oração
ao pai, dizendo: “tudo eu Te peço em meu nome”? Ou diz, em nome de Jesus? E
como expulsa um demônio? Yeshua (Jesus) disse: “em meu nome expulsarão
demônios...” Você diz “em meu nome” ou em nome de Jesus?
Por que só na tevilah (batismo), você não
quer buscar o nome ou julga não ser necessário pronunciá-lo?
Como batizamos? Explicamos ao convertido
que a tevilah (batismo) é para perdão dos pecados, que o livrará do juízo e
da segunda morte e que para torná-lo-á membro da kehilah (congregação) e
herdeiro juntamente com a família de D-us no reino vindouro.
Ínvocamos a autoridade de D-us, o Pai e a
direção de Seu Santo Espírito para o ato e imergimos o convertido totalmente nas
águas, em nome do Senhor Jesus Cristo, para remissão de seus pecados.
Em seguida, é realizada a imposição de
mãos do ministério sobre os batizados para que estes recebam o dom do
Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário