segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A fórmula batismal



A fórmula batismal: Todos, seguramente, conhecem a ordem batismal dada por Yeshua (Jesus) aos Seus doze apóstolos: “
Note que os triteístas, ou seja, os trinitarianos de hoje, adoram mencionar este versículo porque lhes parece um apoio importante ao dogma da trindade. Sabemos que esta doutrina teve sua origem no concílio de Nicéia, no ano 325 e que foi tomando forma em concílios posteriores.
A fórmula de Mateus: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” passou a ter relevante importância, em função do dogma que passou a ser defendido pela igreja romana.
Escritores ligados à história testificam que, no princípio, os apóstolos somente batizavam “em nome de Yeshua (Jesus)”e que a “fórmula trinitária” só foi adotada mais tarde. A nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém, pg. 1896 diz de Mateus 28:19:
É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em  batizar em nome de Jesus cf. At 1,5 + 2,38. Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da trindade...”.
Willston Walker, ex-professor de História Eclesiástico na Universidade de Yale, E.U.A., escreveu:“Entre os primeiros discípulos o batismo  era, em geral, feito ‘em o nome de Jesus Cristo’. Não menção ao batismo  em o nome da trindade no Novo Testamento, exceto no mandato atribuído a Cristo em Mateus 28.19. Esse texto é, no entanto, muito antigo. Nele fundamentam-se o Credo dos Apóstolos e o costume registrado no Didaquê e em Justino. Os líderes cristãos do século III continuaram a reconhcer a forma mais antiga e o batismo em nome de Cristo era considerado válido, embora irregular, ao menos em Roma, a partir da época do Bispo Estevão (254-257), com toda a certeza.”. 
História da Igreja Cristã, Vol. 1, pág. 129 – Editora  Aste.
Na verdade,  a Palavra de Deus confirma isto. Notemos que os batismos das águas, realizados na Kehilah congregação) apóstólica, foram feitos mesmo “em nome do Senhor Jesus Cristo”.

Tevilah (batismo) em nome do Senhor Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias)

Judeus que receberam a Yeshua - Três mil judeus, no dia de pentecostes: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo... De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:38, 41)
Gentios posteriormente convertidos -  Cornélio e seus amigos: “Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? 48  E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” Versão R.A. (Atos 10:47, 48)
Os samaritanos: “Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 8:16)
Saulo batizado pos Ananias: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o tevilah (tevilah (batismo)) e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” (Atos 22:16)
Os discípulos de João Batista: “Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5  Eles, tendo ouvido isto, forambatizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:4,5)
Os coríntios: “Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura,batizados em nome de Paulo?” (1 Co. 1:13) “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavadosmas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:11)
Os romanos: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” (Rm. 6:3)
Os gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” (Gl. 3:27)
Os colossenses: “Sepultados com ele no tevilah (tevilah (batismo)), nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” (Cl. 2:12)

Por que os apóstolos invocaram o nome de Yeshua (Jesus) na tevilah (batismo)?
Os apóstolos, levados ao Monte das Oliveiras após a ressurreição do Mestre, receberam instruções e entre estas a da tevilah (batismo). Poucos dias depois, receberam o revestimento de Ruach HaKodesh (o Espírito Santo). Cheios do poder, começaram a pregar e a batizar. E aí, fizeram o tevilah (batismo)) em nome de Yeshua (Jesus). Erraram? De modo nenhum! Estavam sendo guiados pelo Espírito Santo. Alguém se atreveria em dizer que o Espírito Santo os guiou no erro? Os que recusam o tevilah (batismo) m nome de Yeshua (Jesus), rejeitam o Espírito que operou neles.
Oraçoes. Em nome de quem devem ser feitas? “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo 14:13)
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14:14)
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (Jo 15:16)
Curas, exorcismo: “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas.” (Mc 16:17)
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18  E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.” (Atos 16:17, 18)
Yeshua é o único nome para salvação, perdão: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dospecados pelo seu nome. (Atos 10:43) “Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.” (1Jo 2:12)
Invocado sobre nós: “Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?” (Tg 2:7)
Você já viu alguém usar somente a palavra “Filho, ou em nome do Filho” para uma cura ou expelir um demônio? Por que enfatizam e com autoridade o nome “Jesus Cristo”? Ora, se para isto é importante invocar e pronunciar audivelmente o nome  “Yeshua (Jesus)”, por que não, para cancelar os pecados? Convenha conosco que pronunciar as palavras “Pai, Filho e Espírito Santo” nenhum nome foi invocado ou pronunciado! E neste caso, para o fim a que se propõe, valeu esta tevilah (batismo)?
Contra o Espírito Santo. Alguns “bem-intencionados” dizem que não têm nada a ver com os apóstolos, que eles estão seguindo é Yeshua (Jesus) e não aos apóstolos! Outros, mais ousados ainda, dizem que “os apostolos erraram!”.
Na verdade, estas acusações são seríssimas. Os apóstolos não fizeram nada de si mesmos! Eles estavam sendo dirigidos pelo Espírito Santo e foram confirmados pelo Senhor Yeshua (Jesus): “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo. 14:26) “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” (Jo. 16:13). E mais: “Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou.” (Lc 10:16)
Quem faz tais afirmações, na verdade está se julgando mais espiritual que os santos apóstolos  e discordando do Espírito de D-us. Está condenando a Yeshua (Jesus), pois neste caso Yeshua (Jesus) escolheu mal seus sucessores.
De Yeshua (Jesus) nós temos a ordem; dos apóstolos, temos o exemplo, a execução, o modelo!
Pense bem: Em havendo duas fileiras, uma dos apóstolos e dos que foram batizados em nome de Yeshua (Jesus) e outra, da igreja romana e de sua tevilah (batismo) trinitária, em qual das duas você quer estar?
Ordem é uma coisa e execução é outra! Por exemplo, Yeshua (Jesus) nos instruiu a orar ao Pai “em meu nome”:
Como você executa isto? Termina uma oração ao pai, dizendo: “tudo eu Te peço em meu nome”? Ou diz, em nome de Jesus? E como expulsa um demônio? Yeshua (Jesus) disse: “em meu nome expulsarão demônios...” Você diz “em meu nome” ou em nome de Jesus?
Por que só na tevilah (batismo), você não quer buscar o nome ou julga não ser necessário pronunciá-lo?
Como batizamos? Explicamos ao convertido que a tevilah (batismo) é para perdão dos pecados, que o livrará do juízo  e da segunda morte e que para torná-lo-á membro da kehilah (congregação) e herdeiro juntamente com a família de D-us no reino vindouro.
Ínvocamos a autoridade de D-us, o Pai e a direção de Seu Santo Espírito para o ato e imergimos o convertido totalmente nas águas, em nome do Senhor Jesus Cristo, para remissão de seus pecados.
Em seguida, é realizada a imposição de mãos do ministério sobre os batizados para que estes recebam o dom do Espírito Santo.

Um comentário:

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